Nas últimas semanas o Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde vem realizando um trabalho de educação e preparação contra a Monkeypox (Varíola do Macaco), doença que vem tomando conta dos noticiários no último mês.

A doença é rara, e foi descoberta pela primeira vez em 1958, e o primeiro caso em um ser humano foi em 1970, na República Democrática do Congo. É causada pelo vírus da varíola símia, que está estruturalmente relacionado com o vírus da varíola e causa da doença. Entretanto, essa variação é geralmente mais leve. Os sintomas comuns são: Febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e erupções cutâneas.

O trabalho de preparação vem sendo realizado internamente, entre os profissionais do Setor, quanto com os Serviços e Unidades de Saúde.

O Departamento Municipal de Saúde frisa que São João não conta com casos suspeitos da doença mas pede para que todos tomem os cuidados necessários e que ao sinal de qualquer suspeita da doença procure atendimento nas Unidades de Saúde ou UPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *